menu-estetica menu-saude menu-nutricao menu-gestante menu-aliados menu-anuncie mari-responde conheca-mari

 

Câncer de mama - Conscientize-se!

Outubro Rosa chega ao fim, mas o câncer de mama merece atenção o ano todo

auto exame

O mês da campanha Outubro rosa, que visa conscientizar as mulheres dos perigos do câncer de mama e da importância do auto-exame, está em seu penúltimo dia e para nos despedirmos dessa causa em grande estilo e com a atenção que ela merece, separei algumas informações importantes que você precisa saber sobre essa doença. Conscientize-se e passe o conhecimento a frente!

Estatísticas

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, e o segundo na classificação geral, perdendo apenas para o câncer de pulmão.  Só no ano passado foram diagnosticados cerca de 52 mil casos da doença. E se engana quem acha que só as mulheres sofre com este mal, a doença também atinge uma minoria masculina.

Esse número alto se dá pela falta de recursos e informação principalmente voltada às classes C e D, em que as mulheres não possuem condições e nem instruções para fazer o autoexame ou agendar uma mamografia, exame fundamental para detectar a doença.

Como a maioria das doenças, o câncer de mama possui maior possibilidade de cura se descoberto no começo da doença, por isso se você ainda não aprendeu, veja como fazer o autoexame.

como é feito o auto exame

Sobre a campanha...

O Outubro Rosa é uma ação que acontece anualmente desde 1990 e tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre essa perigosa e muitas vezes silenciosa doença. 

Representada pela cor rosa, a campanha pode ser aderida por instituições governamentais, privadas e do terceiro setor, e a ideia principal é chamar a atenção com ações que espalhem a cor como uma mensagem de prevenção ao câncer.

Além da informação transmitida, as ações também arrecadam fundos para comprar mamógrafos – aparelho responsável por fazer as mamografias – e que muitas vezes não chegam a hospitais em áreas carentes e mais afastadas.  

Esta é uma vitória muito importante para mulheres e homens do mundo inteiro, porém ainda há muito o que fazer quando o assunto é saúde e bem estar. Portanto, não apenas durante o mês de outubro, mas durante todo o ano, faço o auto-exame, e passe essa ideia a diante. A informação também salva vidas!

Publicar comentário como convidado

Publicar comentário como convidado

0