menu-estetica menu-saude menu-nutricao menu-gestante menu-aliados menu-anuncie mari-responde conheca-mari

 

Radicais Livres x Antioxidantes

Olá meninas!

Hoje vou falar de um tema que é muito comentado mas que ao mesmo tempo gera muitas dúvidas.

É muito comum em programas de saúde ouvir falar sobre os radicais livres e antioxidantes mas poucas pessoas realmente sabem o que são e como agem no nosso corpo.

Para tirar essa dúvida vamos começar do princípio!

Radicais livres

Denominadas como moléculas que possuem um número ímpar de elétrons, os radicais livres agem em nosso corpo a procura de outras moléculas que os possibilitem reagir e encontrar a estabilidade – roubando o elétron que falta - e por isso fazem tão mal ao corpo.

A ação dos radicais livres em nosso organismo é inevitável já que nós produzimos uma parte através da respiração com a reação do oxigênio, e no caso da estética é o grande vilão da pele causando o envelhecimento precoce.

Outra parte dessas “moléculas aproveitadoras” vem de fatores extrínsecos que são o fumo, exposição exagerada ao sol, álcool, ingestão de alguns alimentos como gorduras, frituras e açúcar, raio x e até o estresse podem gerar muitos radicais livres.

Nosso organismo por outro lado é capaz de nos proteger da ação exacerbada dos radicais livres e nós podemos fazer a nossa parte evitando ações como o tabagismo, stress físico e mental e atividades físicas em excesso, já que elas produzem essas moléculas desequilibradas.

É importante ressaltar, porém, além desses pontos, que os radicais livres quando controlados também são funcionais ao nosso corpo, sendo responsáveis pelo combate de inflamações e controlando o tônus dos músculos lisos em caso de algumas doenças.

Antioxidantes

A forma com que nosso corpo controla os radicais livres é através dos antioxidantes, que são responsáveis por minimizar os danos da oxidação. Alguns antioxidantes são produzidos pelo nosso próprio organismo, já outros devem ser consumidos através dos alimentos. Os mais conhecidos entre eles são as vitaminas C, E e o betacaroteno, popular por cuidar da saúde da nossa pele e pigmentação.

Os antioxidantes agem de forma a anular a oxidação dos radicais livres unindo-se a eles e impedindo que as moléculas roubem elétrons e cheguem às células. De maneira geral eles retardam a ação dos oxidantes, já que não são reativos como as demais moléculas. Desta forma as moléculas se estabilizam porém não causam danos.

Além dessa ação tradicional, os antioxidantes também são usados na prevenção do desenvolvimento de doenças mais graves como câncer e outras doenças crônicas.

Alimentos antioxidantes:

- Cacau – Nos chocolates amargos o cacau está grandes quantidades que é rico em polifenóis, substancias super antioxidantes. Mas tem que ser o amargo ok?!

- Cenoura – Fonte de betacaroteno atua no combate ao envelhecimento precoce

- Chá verde – Evita danos celulares e o desenvolvimento de tumores.

- Cúrcuma – ou açafrão – Protege contra doenças cardiovasculares e também contra a iniciação de desenvolvimento de tumores.

- Frutas Cítricas – contra o envelhecimento precoce.

- Linhaça – Fonte de ômega 3 que previne doenças cardiovasculares.

- Suco de Uva Integral – Fonte de resveratrol, atua eliminando os radicais livres do organismo. Tem que ser integral ok?!

Outra forma de combater os radicais livres para retardar o envelhecimento é de forma tópica com uso de ativos e tratamentos estéticos. Os resultados são visíveis!!!

Gostou do post? Tem algum comentário ou sugestão? Comente abaixo!!!

Bjkass

Publicar comentário como convidado

Publicar comentário como convidado

0