menu-estetica menu-saude menu-nutricao menu-gestante menu-aliados menu-anuncie mari-responde conheca-mari

 

Foliculite

foliculite

Hoje vou falar sobre um assunto que ainda traz muitas dúvidas: a foliculite!

Foliculite é uma infecção que ocorre nos folículos pilossebáceos causada pela bactéria estafilococos. Ela pode atingir pessoas de todas as idades devido algumas formas de depilação, picadas de inseto ou até mesmo por uma quantidade alta da bactéria no poro.

Em homens, acontece com maior frequência na barba e em mulheres na virilha.

Neste dois casos a causa está diretamente relacionada com a depilação, onde os pelos encravam e favorece o aparecimento da foliculite.

Quando está superficial, surgem pequenas bolhas avermelhadas que algumas vezes apresentam pus e ficam ao redor dos pelos. Já quando estão com mais profundidade, aparecem lesões vermelhas e com um ponto de pus no centro, dor e coceira também podem surgir.

Além desses locais mais comuns também é possível perceber a foliculite no dorso das costas, coxas, cabeça e principalmente no bumbum!

foliculite

A doença pode apresentar algumas características particulares, conheça os casos frequentes:

- Foliculite na barba: É comum em homens adultos e é crônica. Formam-se diversas bolhas com pus, que podem ficar bem próximas e formar diversas placas inflamadas.

- Foliculite decalvante: A infecção deixa diversas áreas sem cabelo, que vão aumentando de acordo com o progresso da doença.  

- Foliculite queloideana da nuca: Doença mais comum em homens afrodescendentes forma-se lesões na região da nuca, que quando cicatrizam deixam queloides e cicatrizes endurecidas.

- Periporite supurativa: é normal que crianças apresentem algumas lesões no corpo durante os primeiros meses, mas caso isto persista e apareçam nódulos e bolhas com secreção, ela se torna uma doença.

Foliculite X Acne

É muito comum confundirmos a foliculite com a acne já que as lesões são bem parecidas, mas é preciso identificar corretamente qual é qual pois os tratamentos são diferentes.

Saiba as diferenças: As principais diferenças são com relação à causa e a localização da erupções:

- A foliculite não tem relação com a oleosidade da pele, já a acne está diretamente relacionada com o excesso de sebo.

- A foliculite localiza-se principalmente no dorso das costas, coxas, cabeça, nádegas e virilha já a acne é mais comum no rosto e colo.

foliculite

Prevenção:

 -  Deixe a pele “respirar”! Evite roupas justas e apertadas com frequência.

 -  Esfolie-se 1 vez por semana, se a pele já estiver irritada não esfolie para não agravar o problema, se esse for o seu caso procure um médico ou esteticista habilitado para iniciar o tratamento.

 -  Se você já testou vários métodos de depilação e mesmo assim seus pelos encravam, parta para a depilação a laser que diminui muito a chance dos pelos encravarem.

O tratamento da foliculite depende muito do grau de evolução da doença e da bactéria responsável. Geralmente é feito através de antibióticos, alguns cuidados antissépticos e evitando também alguns hábitos. Em casos mais graves, o dermatologista pode indicar um procedimento cirúrgico para tratamento das lesões.

Publicar comentário como convidado

Publicar comentário como convidado

0