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Tenha atitude e seja o diferencial para fidelizar seus clientes!

como fidelizar clientes na estética

Hoje vivemos em um mundo onde a mídia impõe o que é belo. O padrão de beleza é colocado pelas atrizes da TV, revistas, passarelas etc... Vivemos em tempos onde o corpo perfeito reina.
A área da beleza cresce muito a cada dia, com isso surgem as concorrências e junto com elas aparecem uma grande quantidade de ofertas com os mais variados preços que acabam levando alguns clientes embora.

Mas será que é só isso que seus clientes estão procurando? Gordura localizada, celulite, estrias, acne, flacidez, manchas... Não, claro que não e vocês sabem disso vivendo o dia a dia.

Então como se diferenciar dos outros se vocês fazem exatamente a mesma coisa, se possuem exatamente os mesmos tratamentos e equipamentos de última geração?

Além de promoções variadas, criatividade e todas as técnicas de vendas para conquistar um cliente é preciso saber FIDELIZAR essa pessoa. E isso vocês vão concordar comigo, é o mais difícil.

Marketing pessoal

Com certeza absoluta a primeira coisa que seu cliente vai olhar é para VOCÊ! Por isso esteja sempre IMPECÁVEL. Use branco, mantenhas as unhas curtas, use maquiagem, mantenha os cabelos presos, trabalhe sempre com biossegurança. Cuidados com o espaço como a limpeza e organização também é imprescindível.  

Sorriso no rosto SEMPRE

Nem sempre estamos bem, mas precisamos mostrar sempre um sorriso no rosto e simpatia para atender da melhor forma. Lembre-se, seus clientes também buscam bem estar. Se você por acaso estiver em um dia ruim reagende seus clientes. Fazer isso é melhor do que atender de mal humor ou chateado.

Tudo começa na avaliação

Vocês já ouviram dizer que a primeira impressão é a que fica não é mesmo? Pois isso se enquadra muito bem na estética. Nunca pulem essa etapa. É na avaliação física que tudo começa.

Ouça

Ouvir as queixas principais de seus clientes é muito importante para a eficácia do tratamento. Pergunte primeiramente o que MAIS o incomoda. E é comum ouvir “...ah tudo me incomoda, a barriga, a celulite a flacidez, etc...” Não se contente com essa resposta, em primeiro lugar é preciso ter um foco no tratamento e ir conseguindo os resultados passo a passo. Elabore 3 queixas principais e se foque nelas no máximo!

Confiança e credibilidade

É extremamente necessário saber muito bem o que está fazendo para que seu cliente tenha confiança em você. Explicar como procedimento funciona e provar para ele que é possível melhorar gera muita credibilidade.

Crie um elo, mas não confunda as coisas

Muitas vezes nos tornamos amigos dos clientes e isso é saudável, porém espere antes de sair falando demais. Nunca faça lamentações, desabafos ou qualquer outro comentário pessoal para um cliente, Espere o que ELE tem para dizer e aí sim entre no assunto de forma natural. Se seu cliente deitou na maca e fechou os olhos é porque quer relaxar e você precisa ficar atento a esses sinais.

Elogie sempre que for oportuno mas não minta!

Elogiar é sempre muito bom mas na medida certa. Com resultados satisfatórios é muito bom um elogio para incentivar mas ficar a todo momento dizendo para seu cliente que ele está mais magro, que a celulite melhorou muito quando isso não for verdade inspira falsidade e passa uma péssima impressão. Faça o acompanhamento durante todo o tratamento com fotos e medições para provar que está dando certo ou para reavaliar a tempo se não está tendo resultados e pensar o que está dando errado.

Autoestima

Lembre-se nós somos capazes de elevar muito a autoestima das pessoas e isso faz com que o trabalho fique ainda mais gratificante!

Profissional x Cliente

Os resultados dos tratamentos estéticos precisam muito da colaboração de seus clientes. Melhorando a alimentação, fazendo exercícios físicos ou até mesmo usando produtos adequados no home care. É fundamental deixar isso muito claro para todo mundo, afinal não fazemos milagre!

Manutenção Sempre

Nós bem sabemos que a manutenção após o tratamento é importante para que seus resultados persistam por bastante tempo.  Não deixe que simplesmente depois que acabar as sessões ele vá embora. Crie um programa, por exemplo: tratamento/manutenção/novo tratamento/manutenção etc.. Isso fideliza o seu cliente.

Plante a sementinha

Não funciona passar as 10 ou 20 sessões e só na última dizer da importância da manutenção ou de um novo tratamento. Faça isso com naturalidade durante as sessões para que seu cliente já comece a entender da importância da continuidade.

Inove

O mercado da estética está sempre trazendo novidades e seu cliente sabe disso. Ficar sempre com os mesmo produtos e tratamentos desmotiva seu cliente e faz com que ele vá em busca de outras clínicas simplesmente “para mudar um pouco” Mantenha-se atualizado e modifique sempre seus tratamentos.

E agora o mais importante:

Dê atenção ao cliente durante toda sessão: escute, fale, aconselhe, fale positivamente, levante o astral e cuide com muito carinho de cada um que passar por vocês. Vocês sabem que muitos clientes não vão apenas pelo tratamento, mas também para ter um bom momento, ter uma pessoa com quem conversar, um ser humano que escute e fale aquilo que ele quer ouvir. A esteticista é muitas vezes uma conselheira, uma amiga, ou quase uma psicóloga. Tenham noção que podem fazer mais muito mais por aqueles que passam pela clínica de vocês e tornem o ambiente leve onde todos queiram estar. Isto trará toda a diferença. Vocês vão ver!

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