menu-estetica menu-saude menu-nutricao menu-gestante menu-aliados menu-anuncie mari-responde conheca-mari

 

O QUE AFINAL É ESSA TAL DE RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?

retenção de líquidos

Em outras postagens aqui do blog você com toda certeza encontrará o termo retenção de líquidos, mas você sabe realmente o que ela é?

Trata-se basicamente de um inchaço que a pessoa sente em partes do corpo, exemplo disso são aqueles dias em que os próprios calçados parecem apertados para o próprio pé. Isso acontece quando o organismo deixa de eliminar líquidos ingeridos e passa a acumular entre as células.

Alguns motivos que a causam são: alimentação inadequada, sedentarismo, doenças, remédios, pílulas anticoncepcionais e reações alérgicas, procure um médico para descartar casos patológicos.

Atenção para inchaço assimétrico, isto é, em uma só perna ou um só braço, pode ser sinal de trombose! Procure um médico! Falaremos sobre esse tema em outra oportunidade, fiquem atentas!

Se você já fez tudo isso e não foi diagnosticado nenhum problema de saúde, veja o que você pode fazer para melhorar o problema:

- Ingestão de água: Manter-se hidratada estimula o funcionamento do rim e melhora a circulação sanguínea. Isso ajuda a eliminar as toxinas do organismo e diminuir o inchaço.

- Boa alimentação: Acrescente frutas e hortaliças na sua rotina alimentar, isso facilita e prolonga a digestão fazendo com que melhore a absorção de minerais capazes de evitar a retenção.

- Diminua o sal: ele ocasiona um desequilíbrio entre os eletrólitos e a água do organismo, além de fazer parte da deterioração das funções dos rins.

- Evite os refrigerantes: Se possível elimine-os! Principalmente os “diet” e “light” por conter uma alta concentração de sódio.

- Peso ideal: Quando não se está no peso ideal, a circulação sanguínea torna-se mais difícil.

- Exercite-se! Se você não é fã de academia, vale andar pelo menos 30 minutos em ritmo acelerado todos os dias, isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a drenagem dos tecidos.

 

ATENÇÃO: Não tome diuréticos sem prescrição médica, eles vão induzir a perda de água forçada, causando desidratação e falsa impressão de redução do inchaço. Isso poderá acarretar câimbras, dores e fraquezas nas pernas.

Dicas do bem:

Quando as pernas estiverem inchadas, suspenda-as por alguns minutos para suavizar o desconforto. Essa posição facilita o retorno venoso e linfático!

Alguns chás são excelentes aliados eu mesma sou fã!
Use e abuse dos chás de hortelã, cavalinha, chá branco, chá verde e hibisco.

Tratamentos:

-Drenagem Linfática Manual: Com certeza é o melhor tratamento para retenção de líquidos, mas vale lembrar que a técnica não representa cura e é contra indicada em casos de varizes, disfunções renais, coagulação sanguínea, quadros infecciosos, tromboses e tumores.

Como o problema pode estar relacionado a uma série de questões, somente um profissional da área da saúde pode indicar a melhor forma de conter o problema. As dicas acima são muito importantes e podem te auxiliar, mas nunca dispense o diagnóstico médico.

Publicar comentário como convidado

Publicar comentário como convidado

0

Publicar comentário como convidado