menu-estetica menu-saude menu-nutricao menu-gestante menu-aliados menu-anuncie mari-responde conheca-mari

 

Radicais livres e antioxidantes

Certamente você já ouviu falar alguma coisa sobre os radicais livres, ele está associado principalmente ao envelhecimento da pele, mas também pode ser o agente para desencadear doenças e é bem perigoso.

radicais livres

É complicadinho de entender, mas vou tentar explicar de uma forma simples: As células do nosso corpo precisam sempre do oxigênio para transformar os nutrientes dos alimentos em energia, esse processo libera moléculas de radicais livres que são instáveis e fica o tempo todo tentando se associar a outra molécula para reagir ou oxidar. Isso em excesso é terrível porque além deles estarem diretamente relacionados com o envelhecimento precoce e manchas na pele, esses radicais podem prejudicar células sadias ou quando em excesso danifica até o DNA das células!

Nós sabemos que eles estão relacionados a fatores internos e que a questão do envelhecimento pode ser amenizada, mas não completamente resolvida. Mas você sabia que fatores externos também podem desencadear os radicais livres no nosso corpo?

Conheça alguns agentes externos que podem causar a formação dos radicais livres:

- Poluição e gases gerados por veículos;
- Radiação solar e exposição sem filtro solar;
- Raio X;
- Resíduos de pesticidas;
- Consumo de álcool, fumar cigarros e ficar próximo a fumaça;
- Substâncias tóxicas presentes nos alimentos e bebidas: aditivos, hormônios etc;
- Stress;
- Alto consumo de alimentos gordurosos e embutidos.

É importante deixar claro que o que faz mal à saúde é o excesso dos radicais livres. O nosso corpo não vive sem eles e na quantidade ideal são indispensáveis para as defesas contra infecções entre outras.  

COMO COMBATER O EXCESSO?

O consumo de antioxidantes é a principal forma de tornar os radicais livres inofensivos, isso porque eles neutralizam seus efeitos e é claro que se proteger dos fatores externos também é uma grande forma de combate. Veja os alimentos que possuem a ação antioxidante!

- VITAMINA A, C e E
- SELÊNIO
- ZINCO
- LICOPENO
- BIOFLAVONÓIDES E ISOFLAVONAS
- CATEQUINAS

Basicamente, você pode evitar o envelhecimento e aparecimento de doenças mantendo uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, chás, cereais e até o café quando consumido de forma moderada combate os radicais livres!

O uso de suplementos com essas substâncias também podem te ajudar, porém se você quiser usar procure um médico ou nutricionista para saber a quantidade ideal, pois o excesso delas também pode ser prejudicial à saúde!

Publicar comentário como convidado

Publicar comentário como convidado

0